espacobiodiversidadeNo coração do Parque Florestal de Monsanto, junto ao Espaço Monsanto, encontra-se o Espaço Biodiversidade, uma área de mata com 16ha vedada ao público. Este nível mais restrito de protecção permitiu o desenvolvimento de uma área assilvestrada de grande interesse onde ainda se mantêm valores naturais muito diversificados “como lagos, charcos, um açude, viveiros, carvalhais, pinhais, torres de observação, minas de água, o Centro de Recuperação de Animais Silvestres e muitos outros elementos.”

Tudo isto ao lado da grande metrópole, no meio de sobreiros nunca descortiçados, com morcegos aninhados por entre as pregas da cortiça. Foi neste local que foram libertados em 1993 alguns dos esquilos-encarnados Sciurus vulgaris que permitiram a repopulação de Monsanto.

Apesar de vedado, este espaço é visitável, normalmente ao fim-de-semana, em datas pré-anunciadas, sendo necessário inscrição prévia visto haver número limite de lugares em cada visita.

Este Setembro, as visitas abertas ao público, com a duração aproximada de 1h30 serão Sábados 12 e 26 às 10h e 14h30, Sábado 19 às 15h, Domingos 13 e 27 às 14h30.

Mais informações pelo 218 170 200 ou desa@cm-lisboa.pt