JardimGulbenkianQuando António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles projectaram o Jardim Gulbenkian na década de 60 do séc. XX  pensaram em reproduzir ao longo do jardim ambientes naturais de todo o país.

Para o fazer, escolheram espécies autóctones, associaram-nas cuidadosamente, e localizaram-nas de forma a criarem diferentes paisagens naturais, proporcionando ao visitante uma grande diversidade de espaços e de formas de os vivenciar. Do carvalhal húmido do Minho ao azinhal do Alentejo interior, podemos observar no jardim os bosques e prados do Norte ao Sul do País.

Nesta visita, iremos falar dessa diversidade e dos factores que a determinam. Falaremos do clima, da topografia, da influência humana. E iremos usufruir desta sala de aula viva que os projectistas nos proporcionaram para compreendermos a paisagem de Portugal. Será a primeira de um ciclo de três visitas ao Jardim Gulbenkian.

Sábado, 10 de Outubro de 2009 às 11:00. Bilhete custa 5€ e pode ser adquirido na bilheteira da Fundação Gulbenkian ou online.