DescobrirGulbenkian

Nos próximos Sábados 10, 17 e 24 de Outubro de 2009, às 11h00, decorrerá um ciclo de três visitas guiadas ao jardim Gulbenkian em Lisboa onde se irá explorar o agrupamento das plantas deste jardim em três grandes grupos: as espécies naturais de Portugal; as espécies naturais da região mediterrânica; e as espécies intercontinentais, herborizadas pelos grandes exploradores das Américas, África, Ásia e Austrália

Estas visitas estão integradas no Programa Gulbenkian de Educação para a Cultura – Descobrir (pág. 49 do programa). Têm a duração aproximada de duas horas e estão limitadas a 25 pessoas. Os bilhetes custam 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira da Fundação Gulbenkian, presencialmente ou online.

10 de Outubro: Plantas portuguesas – Silva Lusitana

O projecto original do Jardim Gulbenkian transpôs para o jardim espécies dos bosques naturais de Portugal continental, do carvalhal húmido do Minho ao azinhal do Alentejo interior. Do azereiro ao zimbro, iremos visitar no jardim muitas das árvores e arbustos naturais da nossa paisagem e relacioná-las com os bosques que outrora cobriram grande parte do nosso território. Venha dar a volta a Portugal connosco!

17 de Outubro: Plantas mediterrânicas – Mare Nostrum

VisitasJardimGulbenkian

Se o Panteão romano encontrou espaço para deuses de todas as províncias, também os seus agricultores e jardineiros importaram plantas de todo os territórios conhecidos na altura. Dos ciprestes às romãzeiras, cada uma destas plantas tinha significados próprios nas práticas religiosas e culturais das civilizações do mar interior. Muitas chegaram até nós e tornaram-se tradicionais da nossa paisagem.

Nesta visita, iremos olhar para as origens e histórias da essência mediterrânica do Jardim Gulbenkian. Sabia, por exemplo, que um quilate, antiga medida de peso para pedras preciosas, deriva do nome em árabe para semente da alfarrobeira?

24 de Outubro: Plantas intercontinentais – Dar novos mundos ao mundo!

Quando os portugueses partiram para a Índia em busca de especiarias, iam em busca dos frutos, raízes, cascas e folhas de plantas exóticas. Iniciava-se a primeira globalização. Nos séculos que se seguiram, coleccionadores de plantas e animais da Europa visitaram os quatro cantos do mundo em busca de novos produtos naturais, potenciais fontes de riqueza para os seus patrocinadores e para satisfazer o crescente fascínio pela biodiversidade. O Jardim Gulbenkian é composto por espécies coleccionadas por naturalistas intrépidos que fugiram a populações indígenas e autoridades coloniais para trazer até nós plantas que fascinaram cientistas e público. Nesta visita iremos olhar para algumas destas plantas, contar as histórias dos seus nomes e descobridores, e pensar nas paisagens que deixaram para trás.

Quer viajar connosco?