O que significa Cercal da Eira?

Cercal é o nome dado a um bosque de carvalho-cerquinho Quercus faginea, carvalho antes muito abundante em grande parte de Portugal,  e Eira é uma zona plana onde tradicionalmente se fazia a debulha dos cereais e que era também utilizada para actividades comunitárias, como bailes e cerimónias.

A conservação da natureza está intimamente relacionada com a interacção entre a agricultura e a silvicultura, a agricultura aqui representada pela Eira e a silvicultura (floresta) pelo Cercal.

E esta interacção depende da presença das pessoas, o elo fundamental de tudo isto. O cabeçalho do blog, por exemplo, mostra um muro de pedra solta que limita uma antiga eira, conferindo ao mesmo tempo abrigo a um sem número de répteis, pequenos mamíferos e insectos. Esta gestão tradicional, de menor impacto, era e é fundamental para manter os campos vivos. E povoados.

Como só compreendemos e protegemos aquilo que conhecemos, o objectivo do Cercal da Eira é facilitar o contacto com o mundo natural e semi-natural. Acreditamos que quem conheça uma árvore pelo nome só a irá derrubar quando tiver uma boa razão para o fazer. E queremos, por isso, ajudar a dar nomes ao que nos rodeia.

Para tal, iremos divulgar actividades e informação que consideramos estar de acordo com a nossa vontade de conhecer melhor o mundo natural a que pertencemos.

Carvalhos-cerquinho numa zona rural

Carvalhos-cerquinho numa zona rural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s